Morumbi Corporate

Certificado LEED Gold.

Local: São Paulo, SP

Link: Dashboard do empreendimento no site do GBCI.

O desenvolvimento do projeto do empreendimento Morumbi Corporate foi assessorado desde o início por simulações computacionais conduzidas pela ENE Consultores. A especificação dos vidros das fachadas, área opaca e isolamento térmico foram definidos a partir de uma estratégia inovadora de simulação paramétrica, antes utilizada apenas em meio acadêmico, em pesquisas científicas.

Foram avaliadas mais de 150 opções de configuração de fachada por meio de simulação integrada no software EnergyPlus. A equipe de arquitetura recebeu o suporte necessário para tomada de decisão acerca do tipo de vidro para cada orientação solar do edifício, sempre com foco no melhor padrão de conforto térmico, menor consumo de energia e padrão estético (reflexão e transparência).

O estudo da ENE Consultores confirma que é possível executar um edifício em “pele de vidro” com alto desempenho térmico a partir da especificação correta dos elementos de fechamento. As superfícies opacas por trás da pele de vidro receberam ainda isolamento térmico para reduzir o ganho de calor, amenizando o efeito estufa naturalmente produzido por fechamentos envidraçados.

 

Resultados das simulações conduzidas para otimização do projeto de fachada do Morumbi Corporate.