março 17, 2017

Equipe

Sócios Fundadores:


Fernando Simon Westphal é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e doutor em engenharia civil com ênfase em eficiência energética em edificações. Professor e pesquisador do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, onde atua nos cursos de graduação e pós-graduação e supervisiona o Laboratório de Conforto Ambiental, com mais de 50 artigos científicos publicados e 7 orientações de mestrado concluídas. Desde 2013 presta assessoria técnica à ABIVIDRO (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro), como atividade de extensão universitária, tendo proferido diversas palestras pelo país e publicado o livro “Manual Técnico do Vidro Plano para Edificações“. Sócio fundador da ENE Consultores Ltda, é consultor oficial do software EnergyPlus no Brasil desde 2004 (EnergyPlus Consultant). Atuou como pesquisador no Laboratório de Eficiência Energética (LabEEE) da UFSC de 1996 a 2007, tendo participação em mais de 30 estudos, projetos de pesquisa e consultoria. Entre 2007 a 2009 atuou com gerente de área e consultor em eficiência energética de edificações no CTE, tendo participado em mais de sessenta projetos de edificações comerciais buscando certificação LEED. Foi pioneiro no uso do EnergyPlus como ferramenta de simulação energética para certificação LEED no Brasil. Em 2009 passou a atuar como consultor autônomo, e em 2010 fundou a ENE Consultores, em parceria com o engenheiro Márcio Orofino e o arquiteto Rodrigo Cavalcante.

Márcio Zapelini Orofino, engenheiro civil, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrando do Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – pósARQ, da UFSC (2016), profissional credenciado LEED AP Building Design and Construction (LEED AP BD+C), pelo Green Building Certification Institute GBCI/USGBC desde 2010, sendo o primeiro profissional com esta certificação no estado de Santa Catarina. Desde 2013, junto com a primeira turma de profissionais certificados pela ASHRAE no Brasil, é certificado como Comissioning Process Management Professional (ASHRAE-CPMP). Auditor líder em Sistemas de Gestão ambiental ISO 14001, pelo Environmental Auditors Registration Association EARA-FCAV, desde 2009.
Consultor técnico e diretor da ENE Consultores Ltda, exerce atividade de consultoria em projeto, construção e operação de empreendimentos imobiliários de diferentes tipologias, orientando as equipes de projetistas, construtores e instaladores no desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis em todo o país.
Como LEED AP coordena equipes técnicas muitlidisciplinares na implantação e atendimento aos requisitos do processo de certificação Green Building LEED® e interface com o U.S. Green Building Council, tendo participado da certificação LEED de mais de cinquenta empreendimentos imobiliários, com destaque para o alcance da primeira certificação LEED do Estado de Santa Catarina, com o Edifício do Bloco III do Centro Empresarial Office Park, em Florianópolis/SC, ocupado pelo ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro e o Edifício Vera Cruz II, certificado LEED v3 nível Platinum com 89 pontos, a maior pontuação de um empreendimento comercia Core & Shell em toda a America Latina.​

 

Consultores:


Ana Paula Liptak Constancio, engenheira ambiental graduada pelo Centro Universitário SENAC (2012) e Pós-Graduanda em Engenharia de Segurança o do Trabalho pelo Centro Universitário FEI. Auditora Interna de Sistema de Gestão Integrado ISO 9001, 14001 e OSHAS 18001 (2012) e credenciada LEED Green Associate (LEED GA), pelo Green Building Certification Institute GBCI/USGBC desde 2014. Auditora e consultora técnica na ENE Consultores desde 2011 coordenando e gerenciando projetos que visam a qualificação de edifícios sustentáveis conforme diretrizes Green Building LEED®, estabelecidas pelo U.S. Green Building Council. Tendo atuado no processo de certificação LEED de mais de quinze empreendimentos, com destaque aos projetos Morumbi Corporate e Thera Corporate certificados LEED CS v2009 nível Gold e Vera Cruz II, recém-certificado nível Platinum, mais alto nível de certificação disponível e com o melhor desempenho obtido por empreendimentos comerciais tipo Core & Shell em toda a América Latina que pleitearam a certificação LEED CS v2009.

Thaiane Maranho da Silva é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante o período acadêmico, atuou como estagiária em escritórios de Florianópolis e em dois laboratórios de pesquisa da UFSC. Junto à equipe do Laboratório de Conforto Ambiental (LABCON), entre 2013 e 2014, participou do desenvolvimento do Curso EtiqEEE-Residencial e atuou como tutora nos cursos relacionados ao RTQ-C e RTQ-R. Em período de graduação sanduíche como bolsista do Programa Ciências sem Fronteiras, entre 2014 e 2015, na Université Rennes 2, na França, desenvolveu seu percurso de estudos voltado para disciplinas de urbanismo. Estagiou no Institut d’Aménagement Urbain de Rennes (IAUR) em 2015, onde teve contato com os projetos de desenvolvimento urbano em andamento em Rennes. Retomando a área de projetos relacionados à etiquetagem de edificações residenciais, fez parte da equipe do Laboratório de Eficiência Energética (LABEEE) entre 2015 e 2016, como bolsista de Iniciação Científica. Na ENE Consultores atua na verificação do desempenho de edificações residenciais e comerciais, adequação de projetos à norma de desempenho térmico, lumínico e acústico, além de assessoria para certificação LEED.

Aline Morsoletto é engenheira civil formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no ano de 2016. Atua em projetos de Medição e Verificação do consumo energético, na assessoria para certificação LEED e em projetos de conforto acústico, em edificações comercias. Adquiriu experiência na área de eficiência energética, por meio de estágio e curso de Etiquetagem da Eficiência Energética de Edificações Comerciais. Possui experiência  na realização de projetos elétricos, obtida na Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) e estágios durante o período da faculdade. Teve como tema de conclusão de curso: “Análise do uso final de energia elétrica de um edifício comercial na cidade de Florianópolis”.